Talvez

A peça Talvez encerrou a programação de 2011 do Espaço Cultural Eletrobras Furnas. Estrelado pelo ator Álamo Facó, o monólogo contou a história de Dário, que após a viagem da namorada resolve se isolar em seu apartamento e se relacionar com o mundo somente pela internet. A cada encenação, o ator apresentou uma nova trilha sonora, além de vídeos.


(Crédito da foto: Isabella Dantas)

Coral – 20 anos gerando vozes

Devido à desistência de um dos projetos selecionados e a não previsão de suplentes no Edital de Ocupação 2010-2011, O Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu no sábado, dia 19/11, em única apresentação, o Coral de Furnas, com o show 20 Anos Gerando Vozes. Com um repertório que passou por Chico Buarque, com A Volta do Malandro, até Renato Russo, com Eu Sei, o show empolgou todo o público.


(Crédito da foto: Fatinha Costa)

Botafogo – Parada Obrigatória

Esta exposição trouxe para as galerias do Espaço Cultural o mais recente trabalho do PhotoConversa, grupo formado por empregados de FURNAS, amantes da Fotografia. Foram cerca de 80 registros do bairro em pb e a cores. O resultado foi um resumo do olhar passageiro de quem todos os dias vem ao bairro a trabalho e observa detalhes e particularidades, que este pedacinho do Rio abriga e preserva: sua arquitetura, suas paisagens, seus contrastes, seus costumes e sua gente.


(Crédito da foto: Rafael Quintela)

Histórias de Terror de Edgar Allan Poe

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, a Cia Em Cena Ser apresentou o espetáculo baseado em três narrativas do famoso escritor norte-americano Edgar Allan Poe: Sepultamento Prematuro, O poço e o Pêndulo e Hop Frog. A atriz Cristiana Gimenes recriou o clima de terror presente nesses textos, com música ao vivo de Luciano Carvalho.


(Créditos das fotos: Isabella Dantas)

Biricotico – pessoas sóbrias são um porre!

Durante o mês de outubro, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas apresentou rodas de samba e stand-up comedy, às sextas-feiras, para divulgação do jornal exclusivo para bares, O Biricotico. Na galeria foram expostas charges e ilustrações que junto com uma mesa de sinuca, criaram um ambiente de bar para os frequentadores.


(Crédito da foto: Daniela Monteiro)

Conversas Inversas, Histórias Diversas

Nos domingos do mês da criança, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas trouxe a peça Conversas Inversas, Histórias Diversas. Sem seguir uma sequência tradicional, a divertida história foi contada por dez simpáticos personagens interpretados por Adriano Pellegrini e Matheus Calado que, de forma nada convencional, propuseram ao publico outras possibilidades de interpretação. Ao desrespeitar o tradicional “começo, meio e fim” e usar como fio condutor o clássico conto O Gargalo da Garrafa, de Hans Christian Andersen, o espetáculo narrou a trajetória de uma garrafa, desde seus dias de glória, quando era utilizada em comemorações, até seus momentos mais difíceis, boiando sozinha em alto-mar. Os atores também interferiram no roteiro e questionaram a plateia, provocando surpresa ao espectador e fazendo a garotada participar de forma bem ativa do espetáculo. A proposta do diretor Breno Sanches foi contar a história de forma surpreendente: “Essa brincadeira de não ser um espetáculo convencional, acaba exercitando muito a imaginação das crianças que ajudam a compor o final feliz da história de forma sempre criativa”, explicou Sanches.

Oficinas de histórias sonoras
Os atores Adriano Pellegrini e Matheus Calado coordenaram a oficina de contação de histórias. A proposta foi despertar nos futuros contadores associações de sons, músicas e objetos para sonorizar as histórias.


(Crédito: Livia Krykhtine)

Pimpolhos

No dia 25/09, o público se despediu da exposição Nossos Contos, Nossas Memórias do GRES Pimpolhos da Grande Rio, que trouxe uma retrospectiva de trabalhos artísticos e sociais realizados pelo grupo nos últimos nove anos, como protótipos de fantasias e documentários. Durante o período de exposição, foram oferecidas oficinas de reciclagem e de criação artística.


(Crédito das fotos: Daniela Monteiro)

Pequena Loja de Mistérios 10/09 e 11/09

O público lotou o auditório do Espaço Cultural Eletrobras Furnas no final de semana dos dias 10 e 11/09, para assistir a estreia da peça Pequena Loja de Mistérios, com os atores Adriana Maia, Ana Achcar, Flavio Souza, Tiago D'Ávila e Xando Graça. As duas tramas de suspense apresentadas, envolvendo William Shakespeare e Miguel de Cervantes, prenderam a atenção da platéia até que fossem desvendados os crimes cometidos e descobertos os culpados.


(Crédito das fotos: Isabella Dantas)


Oficina e show do Grupo Patubatê 03/09 e 04/09

O grupo de Percussão Patubatê esteve no Espaço Cultural Eletrobras Furnas nos dias 03 e 04/09 participando de uma programação intensa e animada. No sábado conduziram uma oficina de percussão na Praça Betinho e no domingo se apresentaram no Auditório diante de uma plateia lotada. O público, de todas as idades, se empolgou com as atividades e com o som da banda, que transforma sucatas em instrumentos musicais e tem o repertório baseado em ritmos como maracatu, samba, funk, afro, frevo, baião e outros.


(Crédito das fotos: Isabella Dantas – oficina, e Daniela Monteiro – show)


Re-tocando, reinventando a música erudita brasileira

- Tche19/08

Na sexta, dia 19/08, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu o trio Tche, com o oboísta Harold Emert, a pianista Fernanda Canaud e o contrabaixista Bruce Henri. O público presente curtiu as releituras de clássicos de Noel Rosa e Carlos Cruz.

- Quarteto Reciclássico

Sábado, dia 20/08, Roberto Rutigliano (bateria), Tomás Improta (piano), Tony Botelho (contrabaixo) e Ana de Oliveira (violino) se reuniram no Espaço Cultural Eletrobras Furnas, interpretando obras de autores como Villa-Lobos, Egberto Gismonti e Edu Lobo.


(Crédito da foto: Isabella Dantas)


Lê pra mim? Com Flávia Rubim e Malvino Salvador

No último final de semana (13 e 14/8), o projeto Lê pra mim? encerrou sua temporada no Espaço Cultural Eletrobras Furnas, trazendo os atores Flavia Rubim e Malvino Salvador, para lerem os livros "A princesa que tudo sabia menos uma coisa", de Rosane Pamplona, e "O príncipe sem sonhos", de Marcio Vassallo. As crianças e adultos se divertiram com as histórias e tiraram fotos com os artistas.


(Crédito das fotos: Livia Krykhtine – Flavia Rubim, e Isabella Dantas – Malvino Salvador)


Lê pra mim? Com Ana Furtado e Malu Mader

Na tarde do sábado, dia 06/08, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu a apresentadora Ana Furtado no projeto Lê pra mim? Ana leu a história “Mania de Explicação”, da escritora Adriana Falcão. E no domingo foi a vez da atriz Malu Mader fazer a leitura para as crianças do livro “Barrinho, o Menino de Barro”, de Mabel Veloso.


(Crédito das fotos: Isabella Dantas – Ana Furtado, e Iane Garcia – Malu Mader)


Re-tocando, reinventando a música erudita brasileira - Rodrigo Lessa

Sábado, dia 06/08, o auditório do Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu os músicos Rodrigo Lessa, no bandolim, Antonio Guerra, no piano, Sérgio Galvão, na clarineta e Guto Dellagerisi, no contrabaixo. O repertório do show contou com composições do Villa-Lobos como “Tristorosa” e do próprio Rodrigo Lessa.


(Crédito da foto: Isabella Dantas)


- Villa’s Voz

Na primeira noite de apresentação, Bruce Henri tocou com os músicos Erivelton Silva (bateria), Rogério Rosa (violino) e Fernando Moraes (piano) grandes sucessos do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, como “Prelúdio n.3”, “Pequena Suíte de 1913” e “Canção de amor”, todos com arranjos contemporâneos enfatizando o ritmo brasileiro.


(Crédito da foto: Livia Krykhtine)


Lê pra mim? Com Land Vieira, Paulo Mathias e Sérgio Miguel Braga

Nos dias 30 e 31/07, as crianças receberam os atores Land Vieira, Paulo Mathias e Sérgio Miguel Braga para a leitura de contos infantis no projeto Lê pra mim?. No final do evento as crianças receberam livros e o carinho dos atores.


(Crédito das fotos: Iane Garcia e Livia Krykhtine)


Guardiões da Floresta Amazônica

No dia 17/07, foi encerrada a exposição Guardiões da Floresta Amazônica, que ocupava as duas galerias do Espaço Cultural Eletrobras Furnas desde 21/05. Durante este período, os visitantes puderam apreciar as fotografias tiradas pelo designer francês Antoine Olivier e pelo fotógrafo brasileiro João Luiz Bulcão que registraram a rotina de algumas comunidades produtivas da Amazônia, os seringais, as coletas do guaraná, os açaizeiros e as quebradeiras de coco.


(Crédito das fotos: Daniela Monteiro)


Lê pra mim? Com Susana Vieira e Marcos Pasquim

No último fim de semana, dias 23 e 24/07, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu o projeto infantil Lê pra Mim. Este projeto tem por objetivo incentivar e despertar o interesse da leitura nas crianças. Foram convidados os atores Suzana Vieira e Marcos Pasquim, para fazerem a leitura dos livros “Currupaco Papaco”, da Ana Maria Machado, e “O Sonho de Peti”, da Leila Seleguini, respectivamente.


Crédito das fotos: Iane Garcia)


Sempre um papo – Leila Ferreira

No sábado 16/07, o projeto Sempre um Papo se despediu do Espaço Cultural Eletrobras Furnas com o debate da escritora e jornalista Leila Ferreira. Inconformada com a forma como nos temos nos comportado e, acima de tudo, como temos convivido uns com os outros, Leila relatou suas entrevistas com especialistas em comportamento no Brasil, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal. A jornalista encerrou sua fala acreditando que não devemos abrir mão da civilidade, da compaixão e do mínimo de elegância na convivência com os outros e com nós mesmos.


(Crédito da foto: Livia Krykhtine)


Ana Costa: Novos Alvos

Nos dias 08 e 09/07, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebeu a cantora Ana Costa, no seu show 'Novos Alvos'. Com um público carismático, Ana Costa embalou seu show com sucessos do seu cd anterior Meu Carnaval, e do atual Novos Alvos, além de clássicos do samba, como Regra Três (Toquinho e Vinícius de Moraes), Isso aqui, o que é (Ary Barroso) e Meu Pai Oxalá (Toquinho e Vinícius de Moraes).


(Crédito da foto: Daniela Monteiro)


Sempre um papo – Marcia Tiburi

Sábado dia 02/07, ocorreu outra edição do projeto Sempre um Papo, recebendo a filósofa e artista plástica Marcia Tiburi e lançando o seu mais novo livro: "Olho de Vidro - A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem. Marcia falou da sua experiência com televisão, no período que passou pelo programa Café Filosófico, da TV Cultura de São Paulo, e o programa Saia Justa,do canal GNT, e que gerou o seu recente trabalho. Este propõe uma análise filosófica da televisão e uma discussão sobre as relações entre pensamento reflexivo e imagem, dentro da atual sociedade visual.


(Crédito da foto: Iane Garcia)


Claudio Nucci

Os shows do cantor e compositor Claudio Nucci, ocorridos dias 17 e 18/06, encantaram o Espaço Cultural Eletrobras Furnas o final de semana. Integrante da formação original do grupo Boca Livre, o artista agradou o público com sucessos como Toada e Quem tem a viola interpretados ao lado de Dri Gonçalves (voz) e Rafael Lorga (percussão, violão e voz) e com participação especial dos sopros de Marcelo Bernardes.


(Crédito da foto: Isabella Dantas, vídeo: Carlos Flores)



Choro-Duetos

Sábado, dia 11/06, ocorreu a última apresentação do projeto Choro-Duetos - Pixinguinha e Benedito Lacerda, dos artistas Mario Séve e David Ganc, ocorridas no Espaço Cultural Eletrobras Furnas. Com auditório repleto de apreciadores da boa música instrumental brasileira, o público cantou e pediu bis em clássicos como Carinhoso e Brasileirinho.


(Crédito da foto: Livia Krykhtine)


Sempre um papo - Rosie Marie Muraro (21/05) e Rubem Alves (28/05)

No mês de maio, o Sempre um Papo trouxe para o Espaço Cultural Eletrobras Furnas a patrona do feminismo brasileiro, Rose Marie Muraro, e o escritor Rubem Alves. Rose Marie apresentou seu último livro "Avanços Tecnológicos e o Futuro da Humanidade", enquanto Rubem Alves debateu sobre os modelos educacionais atuais.


(Crédito da foto de Rose Marie: Isabella Dantas, de Rubem Alves: Iane Garcia)


Adoniran

A Companhia 3 de Paus apresentou nos dias 13, 14 e 15 de maio, o espetáculo "Adoniran", que transpôs dança contemporânea e arte cênica em um tributo ao compositor João Rubinato, mais conhecido por Adoniran Barbosa. As apresentações refletiram, ao som de violão, sapateado e pandeiro, todo o charme e ingênua malandragem que compõem o universo das poesias deste artista. O grupo também ofereceu uma oficina de percussão corporal e sapateado brasileiro.


(Crédito da foto da apresentação: Iane Garcia, da oficina: Vera Nogueira)


X Festival Anim!arte

O Espaço Cultural recebeu a décima edição do festival de animação estudantil Anim!arte. Foram oferecidas oficinas gratuitas de animação, como stop motion, pixilation, animação com recortes, animação experimental e zootropo, além de uma palestra com o professor Antônio Moreno, do departamento de Cinema e Vídeo da UFF, sobre o cinema brasileiro de animação, evolução e perspectivas estéticas. O diretor do evento, Alexandre Juruena, elogiou as instalações do espaço e agradeceu o apoio da Empresa que possibilitou a apresentação de cerca de 100 produções de todo o país.


(Crédito das fotos: Isabella Dantas)


Sempre um papo - Zeca Camargo (02/04) e Xexéo e Cony (16/04)

A temporada de debates do Sempre um Papo iniciou com o apresentador e jornalista Zeca Camargo, seguido pelos também jornalistas e escritores Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo, que debateram os temas "viagens, música e literatura" e "liberdade de expressão", respectivamente.


(Crédito da foto do Zeca Camargo: José Lins e do Xexéo e Cony: Reinaldo Hingel)


Botequim

As artistas Gigi Manfrinato e Sandra Lee reproduziram, com esculturas em tamanho natural, o cotidiano de um botequim da cidade, mostrando o que há de arte nas situações mais banais, que muitas vezes passam despercebidas por um pedestre incauto na agitação dos grandes centros urbanos. Os visitantes circularam pelo ambiente e interagiram com a obra.


(Crédito da foto: Daniela Monteiro)


Concertos de Leo Gandelman

Foram realizadas 4 apresentações do saxofonista Leo Gandelman. No palco, ele recebeu outros grandes artistas, com Serginho Trombone, os pianistas David Feldman e Maria Teresa Madeira e o grupo Azymuth. Foi uma grande inauguração da Programação 2011 do Espaço Cultural Eletrobras Furnas.


(Crédito da foto: Daniela Monteiro)






  Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas