Centro Tecnológico de Engenharia Civil


Com o objetivo de oferecer suporte às usinas em construção, a Eletrobras Furnas implantou laboratórios de controle de materiais nos canteiros de obras, desde 1958, época do início da construção da Usina de Furnas. Em 1983 a companhia iniciou a construção do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, na região central do país, localizado a 15 km do centro da cidade de Goiânia.



Subordinado à Superintendência de Empreendimentos de Geração Hidráulica este Centro Tecnológico, designado por Departamento de Apoio e Controle Técnico, é um órgão da Eletrobras Furnas voltado ao desenvolvimento de pesquisas e estudos, assim como ao controle tecnológico de qualidade, nas várias fases que compõem uma obra de geração, atuando nas áreas de Concreto, Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

A Eletrobras Furna, desde a implantação de sua primeira obra, a Barragem de Furnas, tem acumulado uma experiência ímpar no setor, através da nacionalização e sistematização do conhecimento adquirido. Este conhecimento tem permitido definir critérios de projeto a serem empregados tanto nas barragens em construção como para os projetos de barragens futuras. Devido à grandeza de suas dimensões estas obras requerem o uso de avançadas tecnologias, tanto para a adoção de soluções, quanto para o atendimento aos requisitos técnicos.

Os modernos e bem equipados Laboratórios da Eletrobras Furnas, certificados pela ISO9002 e INMETRO, têm contribuído de forma relevante na análise de critérios, revisando e estabelecendo novos conceitos alicerçados na pesquisa. Adicionalmente, constituiu-se num dos centros geradores dos parâmetros a serem utilizados em projetos, resultando em obras seguras e mais econômicas.

Este Centro está capacitado para executar ensaios e inspeções de obras no Brasil e exterior.

CENTRO TECNOLÓGICO DE ENGENHARIA CIVIL

BR 153 - km 1.290
Aparecida de Goiânia - GO
CEP 74923-650
Caixa Postal 457 - Goiânia-GO, CEP 74001-970



  Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas