A trajetória da Qualidade na Eletrobras Furnas inicia-se com a construção da primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil - a Usina Hidrelétrica de Furnas em 1957, no interior do estado de Minas Gerais.

Na década de 70, com a construção da Usina Nuclear de Angra I, foram desenvolvidos procedimentos rigorosos, compatíveis com padrões internacionais, de acompanhamento, verificação e controle, consolidados em um Programa de Garantia da Qualidade, que proporcionou nova dimensão para os rumos da qualidade no país.

Em Julho de 1991, a Eletrobras Furnas implementou o Sistema de Qualidade Total - SQT com o objetivo de criar condições e mecanismos para implantação da Gestão pela Qualidade Total. O SQT foi estruturado em três grupos de atuação: Grupo Supervisor de Qualidade e Produtividade - GSQP; Comitês de Qualidade e Produtividade - CQP; e Equipes da Qualidade.

Já devidamente orientada pela necessidade de internalizar os conceitos da qualidade, ora vigentes no mundo, a Eletrobras Furnas, em 1996, dá mais um salto quando uma de suas unidades recebe o certificado da Norma NBR ISO 9001:1994, sendo o primeiro de muitos.

No período de 1998 a 2002, visando a disseminação dos conceitos da gestão, a Empresa adotou um processo de premiação interna reconhecendo as unidades com o Prêmio Furnas de Excelência - PFE. Houve também participações em premiações externas, tais como Prêmio Nacional da Gestão Pública, Prêmio Qualidade Rio, Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, Prêmio Mineiro da Qualidade, Prêmio Qualidade Espírito Santo e Prêmio Qualidade Distrito Federal.

Em março de 2003, a Empresa aprovou um modelo de gestão sustentado por três pilares: os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade; Requisitos das normas certificáveis NBR ISO 9001 - Gestão da Qualidade; NBR ISO 14001 - Gestão Ambiental, OHSAS 18001 - Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e SA 8000 - Responsabilidade Social; e Acreditações de Ensaios de Laboratórios, além dos Requisitos Legais e Regulamentares aplicáveis.

No período de 2003 a 2006, a Eletrobras Furnas desempenhou, pela sua importância no cenário nacional e estadual, a função de empresa-âncora, no Estado do Rio de Janeiro, do Programa da Qualidade no Serviço Público - PQSP, atualmente Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA.

Em 2008, a Empresa atinge a marca de 61 unidades com sistema de gestão certificados pelas normas NBR ISO 9001:2000; NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999, envolvendo vários colaboradores.

A busca constante por padrões de excelência tem sido um dos grandes desafios da Eletrobras Furnas. O futuro é desafiador e a empresa está preparada para se manter como agente ativo, construtor do amanhã, ajudando o país a alcançar melhor patamar de desenvolvimento.





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