PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade

O Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ é coordenado pela Fundação Nacional da Qualidade, instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência da Gestão para organizações de todos os portes e setores.

O PNQ, instituído em 1992, é um reconhecimento, sob a forma de um troféu, à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

O processo de premiação do PNQ tem como principais objetivos:

  • Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil;
  • Fornecer para as organizações um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento;
  • Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial;
  • Divulgar as práticas de gestão bem sucedidas, com vistas ao benchmarking.

Candidatar-se ao PNQ representa de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da gestão.

O envolvimento da Furnasno PNQ se traduz através das seguintes ações:

  • Cedendo suas instalações para treinamento de formação da banca examinadora do PNQ, e para realização de reuniões de consenso;
  • Cedendo funcionários para a composição da banca de instrutores e banca de examinadores;
  • Participando ativamente nos diversos comitês temáticos da FNQ;
  • Patrocinando eventos.

 PQGF - Prêmio Nacional da Gestão Pública

O Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF, instituído em março de 1998, é uma ação estratégica do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e tem por finalidade reconhecer e premiar, em ciclos anuais, as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional, com qualidade em gestão, segundo os requisitos do Modelo de Excelência em Gestão Pública.

A participação da Furnasnos ciclos do PQGF está resumida na tabela abaixo:

2005
Faixa Prata
2004
Faixa Prata
2002
Troféu PQGF
2001
Troféu PQGF

 PPQG - Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão

O Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão - PPQG é administrado pelo IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão, que é uma entidade sem fins lucrativos instituída pela iniciativa privada para promover a melhoria da gestão das organizações públicas ou privadas do Estado de São Paulo.

O PPQG, instituído em 2001, é um reconhecimento anual às organizações paulistas que possuem os melhores sistemas de gestão, os quais são avaliados por uma Banca Examinadora voluntária e independente, utilizando critérios inspirados no modelo de excelência da FNQ.

O reconhecimento da gestão das unidades da Furnasno PPQG está apresentada na tabela abaixo:

2004
Medalha de Prata
2003
Medalha de Prata e Bronze
2002
Medalhas de Bronze
2001
Medalhas de Bronze

 PMQ - Prêmio Mineiro da Qualidade

O Prêmio Mineiro da Qualidade - PMQ, instituído em 2003, tem como objetivo incentivar as empresas a buscarem a excelência na gestão de seus negócios.

O PMQ tem seu modelo referencial descrito na publicação Rumo à Excelência, um modelo de gestão praticado por organizações que buscam uma melhor inserção no mercado competitivo, mas sem propor estruturas ou metodologias específicas de gestão tornando-o aplicável a organizações de todo ramo ou porte.

FURNAS em 2004 e 2005 submeteu suas unidades do estado de Minas Gerais ao processo de avaliação do PMQ. Em 2007, a Furnasintegrou a banca de juízes, ocasião em que 12 organizações mineiras foram agraciadas com o prêmio da qualidade do estado.

2005
Faixa Bronze
2004
Faixa Bronze

 PQES - Prêmio Qualidade Espírito Santo

O Prêmio Qualidade Espírito Santo - PQES, instituído em 2004, é coordenado pelo Compete-ES, programa do Governo do Estado do Espírito Santo o qual, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações.

O PQES representa o reconhecimento às organizações capixabas que demonstrem esforços efetivos, direcionados à excelência do seu modelo de gestão, e visa à melhoria do desempenho organizacional das instituições sediadas no Estado do Espírito Santo.

Em 2004 uma unidade da Furnasparticipou do ciclo de premiação e foi agraciada com o reconhecimento da faixa bronze.

2004
Faixa Bronze

 PQDF - Prêmio Qualidade Distrito Federal

O Programa Qualidade DF - PQDF, lançado em 2003, tem o objetivo de aprimorar a Qualidade, na busca da construção de um Distrito Federal competente, onde a competitividade dos produtos e serviços das organizações permita uma melhor qualidade de vida à população.

O PQDF nasce de uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada, permitindo a divulgação da filosofia e dos princípios da qualidade, de forma democrática e oportunizando a promoção e o aprimoramento dos produtos e serviços das organizações do Distrito Federal.

2005
Faixa Bronze

 PQRio - Prêmio Qualidade Rio

O Prêmio Qualidade Rio - PQRio, instituído em 1997, é uma ação do Programa Qualidade Rio - PQR coordenado atualmente pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS. O PQRio é um reconhecimento às organizações fluminenses, ou suas unidades, que demonstrem esforços direcionados à excelência do seu modelo de gestão. Tem por objetivo induzir a melhoria do desempenho organizacional das instituições públicas e privadas do Estado.

A tabela abaixo demonstra a participação das unidades da Furnasnos diversos ciclos de premiação do PQRio:

2004
2 Medalhas de Ouro e 1 de Prata
2003
1 Medalha de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze
2002
2 Medalhas de Prata e 1 de Bronze
2001
1 Medalha de Prata e 1 de Bronze
2000
3 Medalhas de Bronze
1999
2 Medalhas de Bronze
1998
2 Medalhas de Bronze

A Eletrobras Furnas, como estimuladora e promotora do desenvolvimento nacional, cede, anualmente, diversos empregados para composição da banca de examinadores de diversos prêmios de gestão, tais como PNQ, PQGF, PPQG, PMQ, PQES e PQRio.

 


  Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas