Os Programas de Comunicação Social, aplicados nos empreendimentos da Eletrobras Furnas, destacam-se por seu caráter informativo e participativo. Estabelecer o canal de comunicação entre a empresa e a população, e orientar os trabalhadores quanto ao trato com a comunidade e o meio ambiente são seus objetivos principais.

A divulgação das informações sobre a empresa, a obra e os Programas Ambientais propostos torna-se indispensável para que o público envolvido possa assimilar as mudanças e compreender quais são as melhores formas de conviver com sua nova realidade.

Formas de atuação

Podem-se distinguir duas linhas de atuação para, basicamente, dois públicos diferentes:

Comunicação Interna

A comunicação interna busca comprometer os trabalhadores da Eletrobras Furnas e das empreiteiras com o bom trato a ser dispensado às comunidades envolvidas pelo empreendimento e com os cuidados a serem tomados em relação ao meio ambiente.

Para isso, é realizado um ciclo de palestras onde são abordadas as formas adequadas de conduta perante a comunidade e a conservação do meio ambiente. Essas palestras são reforçadas por material informativo que é distribuído a todos os participantes.

Comunicação Externa

A Comunicação para o público externo busca informar a população atingida pelo empreendimento sobre a existência do mesmo, como ele pode interferir e modificar a sua vida e quais as melhores maneiras de conviver com essa nova realidade.

É importante que esse canal de comunicação permaneça aberto durante todas as etapas dos empreendimentos - planejamento, construção e operação - e desta forma, seja possível estabelecer uma troca eficiente com a população.

Manter a população informada quanto ao projeto e às atividades necessárias para sua implantação, respeitar os costumes locais e manter os canais de comunicação abertos com a comunidade são receitas indispensáveis para o bom andamento do projeto.

 




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