A água constitui um dos mais preciosos recursos do planeta e a Eletrobras Furnas tem plena consciência desse fato. E não é para menos: a Empresa tem mais de 90% da energia gerada proveniente de suas 10 usinas hidrelétricas. Tais usinas são abastecidas por grandes reservatórios que, distribuídos ao longo de várias bacias hidrográficas, estendem-se por uma área de 5412 km2, acumulando um volume total de 125 km3.

Em cada um dos reservatórios, a quantidade e qualidade da água são sistematicamente avaliadas por meio de programas de monitoramento hidrológico e limnológico (relativo ao estudo científico das extensões de água doce), os quais fornecem dados fundamentais como: nível de armazenamento, vazão afluente e defluente, teores de nutrientes e respectiva produtividade biológica, concentrações de poluentes e balneabilidade.

Essas informações são necessárias ao manejo desses importantes corpos d'água, de modo que também possam ser aproveitados para abastecimento, irrigação, pesca, navegação e lazer. Assim, a Eletrobras Furnas propicia os usos múltiplos dos reservatórios por ela construídos, zelando por esse inestimável patrimônio.



  Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas