Dentro de um contexto onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, a Eletrobras Furnas reconhece a sua responsabilidade na gestão dos resíduos gerados nas atividades desenvolvidas na Companhia.

Desta forma, em maio de 2010, a Eletrobras Furnas instituiu sua Política de Gestão de Resíduos, enfatizando a necessidade do controle sistemático dos resíduos desde a sua geração até a sua destinação final, considerando o resíduo reutilizável ou reciclável como um bem socioeconômico, em conformidade com a legislação vigente.

Os princípios orientadores do gerenciamento dos resíduos associados às diversas atividades desenvolvidas pela Companhia são:

  • Promover e viabilizar ações de gestão de resíduos de forma integrada na Companhia estimulando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, de acordo com a legislação vigente.
  • Controlar sistematicamente a geração, coleta, segregação, estocagem, transporte, processamento, tratamento, recuperação e destinação final dos resíduos gerados na Companhia.
  • Buscar fornecedores e prestadores de serviço que utilizem tecnologia ambientalmente correta, bem como a aquisição de produtos ou materiais que causem o menor impacto ambiental.
  • Oferecer treinamento e condições de segurança, de proteção e de preservação da saúde dos profissionais que atuam no manejo dos resíduos.
  • Promover de forma continuada a educação ambiental e buscar a conscientização de seus colaboradores para o assunto gestão de resíduos.
  • Preservar a imagem da Eletrobras Furnas como uma empresa social e ambientalmente responsável, no que se refere à questão da gestão de resíduos junto às comunidades locais onde a Companhia possua instalações, aos órgãos ambientais e outras partes interessadas.
  • Estabelecer, implementar, avaliar e monitorar sistemas, planos, programas, projetos e processos que contemplem a baixa geração de resíduos, bem como atos normativos sobre o assunto na Eletrobras Furnas, em consonância com a Política Ambiental e com as demais políticas da Companhia.




  •   Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas