A Eletrobras Furnas é uma empresa de geração e transmissão de energia, de economia mista, subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

História

A Eletrobras Furnas nasceu com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava, em meados da década de 50, o abastecimento dos três principais centros socioeconômicos brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Com o objetivo de construir e operar no rio Grande a primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil - a Usina Hidrelétrica de Furnas, com capacidade de 1.216 MW - foi criada em 28 de fevereiro de 1957, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas. A empresa começou a funcionar efetivamente em 1963, em Passos (MG).

A empresa

A sede da Eletrobras Furnas é no Rio de Janeiro (RJ) e a empresa está presente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo e, mais recentemente no Rio Grande do Norte.

A Eletrobras Furnas possui um complexo de empreendimentos responsável por 10% da geração de energia elétrica do país. São 15 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, aproximadamente 20 mil km de linhas de transmissão e 51 subestações. De toda a energia consumida no Brasil, mais de 40% passam pelo Sistema Eletrobras Furnas.

A empresa garante o fornecimento de energia em uma área onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que responde por 81% do PIB nacional.

No momento, a empresa segue seu plano de expansão e constrói quatro novas usinas hidrelétricas - Santo Antonio (RO), Simplício (RJ/MG), Batalha (GO/MG) e Teles Pires (MT/PA) - 28 linhas de transmissão e 15 subestações, com recursos próprios ou em parceria com outras empresas. Todos estes empreendimentos geram milhares de postos de trabalho e levarão energia para mais 13 milhões de brasileiros, ampliando para 41 milhões o número de pessoas que recebem energia gerada ou transmitida com a marca Furnas. A capacidade instalada aumentará em mais de 50%, passando de 11 mil MW para 16,5 mil MW.

Além da geração hídrica e termelétrica, A Eletrobras Furnas investe também em fontes alternativas de energia. Em parceria com outros grupos empresariais, comercializou a energia e obteve a autorização para construir os parques eólicos Miassaba III e Rei dos Ventos I e III, localizados na região Nordeste do país. Ao todo, serão 147,6 MW de potência instalada, com 65,8 MW médios de energia assegurada.

Missão

Atuar com excelência empresarial e responsabilidade sócio-ambiental no setor de energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Visão 2018

Ser o maior e mais bem sucedido agente brasileiro no setor de energia elétrica.




  Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas