• Cadastro de Fornecedores:
  •  
     
  • O que devo fazer para obter o cadastramento junto à Eletrobras Furnas, visando futuras participações em licitações ?
  • Compras:
  •  
     
  • É solicitada a apresentação da documentação de habilitação em três vias autenticadas. Pergunta: todas as três vias têm que ser constituídas de cópias autenticadas ou somente a primeira via pode ser cópia autenticada e as demais vias podem ser cópias simples ?
  • Conservação de Energia:
  •  
     
  • O que é Conservação de Energia Elétrica ?
  •  
  • O que é o PROCEL e qual a sua relação com a Eletrobras Furnas ?
  •  
  • O que é o Horário de Verão ?
  •  
  • O que é o Horário de Ponta ?
  •  
  • O que é o Selo PROCEL ?
  •  
  • Como podemos combater o desperdício de energia elétrica nas residências ?
  •  
  • De que maneira a Conservação de Energia está relacionada a preservação do Meio Ambiente ?
  •  
  • Como a Eletrobras Furnas divulga a Conservação de Energia Elétrica para a população ?
  •  
  • Quais são os principais projetos desenvolvidos pela Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia da Eletrobras Furnas ?
  • Energia elétrica:
  •  
     
  • Quais os Estados que recebem energia da Eletrobras Furnas ?
  •  
  • Qual a participação da energia entregue pela Eletrobras Furnas no total consumido pelos Estados ?
  •  
  • Como é consumida a energia na área de atuação da Eletrobras Furnas ?
  •  
  • Qual o crescimento médio do consumo de energia elétrica nos últimos cinco anos ?
  •  
  • Qual o Estado onde mais se consome energia elétrica ?
  • Aqui você encontra as perguntas e respostas mais freqüentes sobre a Eletrobras Furnas. Caso a sua dúvida não seja solucionada, entre em contato conosco.

    Cadastro de Fornecedores

    1. O que devo fazer para obter o cadastramento junto à Eletrobras Furnas, visando futuras participações em licitações ? 

    Todas as informações e formulários necessários para cadastramento poderão ser obtidos neste Site, conforme instruções abaixo:

    · Acessar o link "Cadastramento de Fornecedores".

    Após, escolher a opção em que sua empresa se enquadra, a fim de obter os formulários e a relação de documentos necessários para o cadastramento.

    Quanto aos links "Classes Comerciais de Materiais e Serviços", poderão ser indicadas as classes que pretendem fornecer, anexando atestados correspondentes, devidamente certificados pela entidade profissional competente, se for o caso. Para outros esclarecimentos entrar em contato conosco através de e-mail ou pelo telefone da nossa Central de Atendimento: (21) 2528-3344 (Divisão de Cadastro de Fornecedores).



    Compras

    1. É solicitada a apresentação da documentação de habiliatação em três vias autenticadas. Pergunta: todas as três vias têm que ser constituídas de cópias autenticadas ou somente a primeira via pode ser cópia autenticada e as demais vias podem ser cópias simples ? 

    Pode ser apresentada somente a primeira via autenticada e as demais podem ser cópias da mesma.



    Conservação de energia

    1. O que é Conservação de Energia Elétrica ? 

    É o uso racional e eficiente da energia elétrica, sem perda de conforto. A Conservação de Energia Elétrica não prevê que você deixe de utilizar os equipamentos elétricos, mas que os use na medida certa.

    2. O que é o PROCEL e qual a sua relação com a Eletrobras Furnas? 

    O PROCEL é o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica que tem por objetivo promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e reduzindo os custos e os investimentos setoriais.

    Criado em dezembro de 1985, pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio, o PROCEL é gerido por uma Secretaria Executiva, subordinada à Eletrobras.

    Em 18 de julho de 1991, o PROCEL foi transformado em Programa de Governo, tendo sua abrangência e responsabilidade ampliadas para que todas as empresas do Setor Elétrico, inclusive a Eletrobras Furnas, destinem 1% de sua receita em ações de Conservação de Energia.

    3. O que é o Horário de Verão ? 

    Consiste no adiantamento artificial dos ponteiros do relógio em uma hora, de forma a criar uma defasagem em relação ao horário legal. Isso permite um melhor aproveitamento da luz natural, uma vez que, na primavera e no verão, em grande parte do território nacional, os dias são mais longos que as noites (o alvorecer acontece mais cedo e o entardecer mais tarde). O Horário de Verão possibilita, então, o deslocamento de alguns consumos (residencial e iluminação pública), permitindo que as usinas não operem com sua capacidade total, aumentando, assim, a segurança do fornecimento de energia elétrica para todo país.

    4. O que é o Horário de Ponta ? 

    É o intervalo de três horas consecutivas entre 17 e 22 horas definido pelas concessionárias de energia elétrica. Nesse período, grande parte da população está retornando para suas residências e utilizando os equipamentos nelas existentes, somando-se ainda a energia consumida nas indústrias, bem como o acionamento da iluminação pública. Sendo assim, as usinas são obrigadas a trabalhar com a sua capacidade de geração total para poder suprir esta demanda.

    5. O que é o Selo PROCEL ? 

    O Selo Procel de Economia de Energia é um instrumento promocional do Procel, concedido anualmente, desde 1993, aos equipamentos elétricos que apresentam os melhores índices de eficiência energética dentro das suas categorias. Sua finalidade é estimular a fabricação nacional de produtos eletroeletrônicos mais eficientes no item economia de energia e orientar o consumidor, no ato da compra, de forma que ele possa adquirir os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

    6. Como podemos combater o desperdício de energia elétrica nas residências ? 

    Através de mudanças de hábitos como: apagar as lâmpadas dos cômodos vazios, aproveitar ao máximo a iluminação natural e não tomar banhos demorados. Quanto à eficiência energética, pode-se substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, optar pela compra de eletrodomésticos com o Selo PROCEL e, quando possível, trocar o chuveiro elétrico por aquecedores à gás ou solares.

    7. De que maneira a Conservação de Energia está relacionada a preservação do Meio Ambiente ? 

    A geração, a distribuição e o uso da energia (assim como todas as formas de atividade econômica e social) podem causar impactos negativos ao meio ambiente.
    O processamento da energia implica, necessariamente, na exploração de recursos naturais e na emissão de rejeitos no meio ambiente. Desta forma, modifica-se a paisagem e o clima, afetando os ecossistemas do planeta.
    A sociedade, por sua vez, também tem lugar garantido na preservação do meio ambiente, quando passa a usar a energia elétrica de forma mais eficiente e racional. Com esta utilização inteligente, a construção de novas usinas poderá ser evitada ou adiada, diminuindo consideravelmente os impactos ambientais sobre a fauna, flora e até a espécie humana.

    8. Como a Eletrobras Furnas divulga a Conservação de Energia Elétrica para a população ? 

    A divulgação é feita através de palestras, eventos, cursos de capacitação para professores e trabalhos realizados junto a alunos de escolas públicas e particulares. O destaque deste tipo de ação é a Metodologia Educativa "A Natureza da Paisagem - Energia Recurso da Vida"

    9. Quais são os principais projetos desenvolvidos pela Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia da Eletrobras Furnas? 

    A Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia, núcleo de Eficiência Energética da Eletrobras Furnas vem desenvolvendo projetos nas vertentes técnica e humana em parceria com o PROCEL/Eletrobras.
    A Vertente Humana busca sensibilizar, conscientizar, educar e alavancar a participação da sociedade, através de projetos de difusão, educação e marketing. O destaque deste tipo de ação é o Prêmio Furnas de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica "De Olho no Futuro" que é destinado a crianças e jovens de sete a 17 anos residentes na área de atuação da Empresa (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso).
    A Vertente Técnica contempla projetos de eficientização energética, de diagnósticos energéticos e de estudos de otimização para sistemas industriais e de iluminação pública, que são realizados em cidades e capitais brasileiras. Até outubro deste ano, a Eletrobras Furnas junto com o PROCEL/Eletrobras já atendeu 118 cidades em todo o Brasil com Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica do Sistema de Iluminação Pública, alcançando uma margem de 30% de economia para cada um destes projetos.



    Energia Elétrica

    1. Quais os Estados que recebem energia da Eletrobras Furnas? 

    São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e parte do Tocantins.

    2. Qual a participação da energia entregue pela Eletrobras Furnas no total consumido pelos Estados ? 

    Estados Participação (%)
    São Paulo 46,5
    Rio de Janeiro 90,0
    Minas Gerais 35,4
    Espírito Santo 84,5
    Goiás 53,4
    Mato Grosso 95,8
    Distrito Federal 98,0
    Tocantins 20,0
    REGIÃO SUDESTE 56,0
    BRASIL 38,2


    3. Como é consumida a energia na área de atuação da Eletrobras Furnas (Regiões Sudeste e Centro-Oeste) ? 

    42% pelas indústrias; 29% pelas residências; 16% pelo comércio e serviços e 13% por outros consumidores (rurais, iluminação pública, tração etc).

    4. Qual o crescimento médio do consumo de energia elétrica nos últimos cinco anos ? 

    Na área de atuação da Eletrobras Furnas, 3,7% ao ano.

    5. Quantos consumidores residenciais são atendidos ? 

    Na região da Eletrobras Furnas, cerca de 21,5 milhões de consumidores residenciais são atendidos.

    6. Qual o Estado onde mais se consome energia elétrica ? 

    São Paulo consome cerca de 51% de toda energia da área da Eletrobras Furnas.



      Todos os direitos reservados a Eletrobras Furnas